in ,

Planeje seus objetivos

Neste terceiro artigo da Série “Reflexões de Final de Ano”*, pretendo abordar um pouco o aspecto prático de como planejar àquilo que pretendemos realizar em 2015 em nossas vidas. A idéia é dar uma “pincelada” em um conceito simples, mas eficaz, que poderá ajudar no sucesso dessa jornada.

Após uma boa reflexão sobre o passado, é momento de pensar no futuro e, uma vez feito isso, anotar aquilo que queremos realizar. Essa anotação permitirá que sejam estabelecidos pontos de verificação ao longo do próximo ano, para sabermos se estamos avançando na realização dos sonhos, parados ou regredindo. Para isso, a sugestão é fazer um check list, que é um recurso muito simples, mas que pode ajudar de uma forma incrível a atingirmos bons resultados.

Realizar requer tempo e esforço. Invista tempo em você mesmo!


Esse check list não é nada mais do que um conjunto de objetivos colocados em um papel, que podem ser ordenados por prioridade ou prazo de realização, por exemplo. Imagine que você queira fazer sua carteira de motorista. Para isso você precisará cumprir alguns passos, como por exemplo, verificar uma auto escola próxima do trabalho ou casa, arrumar um horário na sua agenda para fazer as aulas, verificar o valor que precisa pagar por isso, entre outras coisas. Na medida que estabelecer esses passos, você terá uma melhor noção de quanto tempo, dinheiro e esforço precisará para realizar esse sonho. O mesmo vale para uma promoção no trabalho, um novo emprego, mudança de emprego, uma viagem internacional, enfim, para as mais diversas coisas da vida.

Startup Stock Photo
Startup Stock Photo

Uma dica importante é que você utilize algo que não seja esquecido numa gaveta após poucos dias. Use o que quiser, seja um caderno, celular ou computador, desde que esteja sempre à mão para atualizar e de fácil visualização para que se lembre daquilo que planejou. Se usar um meio eletrônico, faça uma busca na internet ou na loja do seu smartphone com as palavras “to do” (à fazer) e se impressione com a quantidade de aplicativos com essa finalidade, sendo muitos deles gratuitos, bem completos e realmente úteis. Experimente alguns e veja com qual você se adapta mais. Se for no papel mesmo, que seja numa agenda de uso diário, ou um papel que fique num quadro daqueles com imãs, ou na porta da geladeira.

Ouse, mas seja realista!


Mãos a obra e pense nas coisas que quer realizar. Coloque tudo que vem a mente, e na sequência coloque prioridades nos itens, escolhendo àqueles que realmente vão melhorar sua vida pessoal e profissional. Feito isso, pense quais são os passos para cumprir o objetivo e pronto, você tem um planejamento, ainda que simples, para iniciar o próximo ano na direção certa.

* Veja também os artigos “Ah… O final do ano!!” e “Sonhar x Realizar“.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Eduardo Swiech

Um latino americano dos idos de 1981. Apenas mais um curitibano, um 'CDF' de outrora, que gosta de games, filmes e seriados 'bem jóia'.

Comments

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

11 suposições falsas sobre missão (Parte 1)

Hora de Agir!