in

Batman 77 anos!

No último sábado foi comemorado o aniversário de 77 anos do personagem Batman. O dia (17/09) é internacionalmente conhecido como Batman Day. Aqui no Brasil a data foi comemorada com encontro de fãs para discutir sobre o personagem, inúmeros vídeos no Youtube e é claro, muitos quadrinhos em promoção nas megastores.

É interessante como um personagem como o Batman consegue se manter tão em evidencia depois de tantos anos. Ao lado do Superman e da Mulher Maravilha, eles formam a trindade, os personagens mais importantes da DC, e o personagem é tão popular quanto o astro da rival Marvel, o Homem-Aranha.

É impressionante a quantidade de histórias que já foram escritas sobre ele. No ano passado eu tive a oportunidade de conhecer algumas Comic Shops em Nova Iorque, e em uma delas eu fiquei de queixo caído com a quantidade de quadrinhos do personagem. Era uma sessão só da DC Comics e uma das prateleiras era de cima até embaixo só de encadernados do Batman. Seria normal encher uma prateleira com revistas mensais, mas o que vi foram encadernados que compilam sequências de histórias. Consegue imaginar agora? É muita coisa!

prateleira-bats
Pensa que a primeira dessas três prateleiras era de cima até embaixo de histórias do Homem-Morcego.

E qual a razão para ter tanta coisa escrita sobre ele? O que o personagem tem que outros não tem?

Para começar, o Batman é um detetive. E dos bons! Histórias com mistério, investigação e crimes são elementos básicos nas histórias dele, e esse é o fio condutor do personagem. Bruce Wayne é muito inteligente, e isso aliado à tecnologia e ciência e apoiado pela fortuna que possui, faz do personagem um Sherlock Holmes melhorado. Esse talvez seja o maior atrativo do personagem nos quadrinhos (e o maior pecado nos filmes).

Batman também é um atleta. Pense nele como um atleta olímpico, de altíssimo nível. Ele seria uma mistura de um ginasta de alta performance com um exímio lutador que domina vários estilos. Isso confere às histórias muitas cenas de ação num nível mais físico, corporal. Eventualmente ele usa algum tipo de arma – não para matar, apenas para dispersar multidões – mas geralmente enfrenta seus oponentes no corpo a corpo, independente de quem seja.

batman-training_rotator

Batman tem uma galeria de vilões espetacular. Há quem diga que Gotham só tem vilões porque ele existe. Em algumas histórias isso é muito bem retratado, como em Cavaleiro das Trevas por exemplo, em que o arqui-rival do Morcego, o Coringa está preso e totalmente desolado pelo sumiço do seu oponente. Uma das melhores cenas desse quadrinho é a reação do Coringa ao saber da notícia do retorno do herói à ativa. Além do palhaço psicótico, a galeria se estende para mafiosos, ladrões, assassinos, líderes religiosos malucos e até personagens sobrenaturais.

joker
A motivação do Coringa tem um nome: Batman!

Ainda existem outros elementos importantes como a sua origem, que é exaustivamente explorada (quem aguenta ver a cena do colar de pérolas estourando?). Gotham também é um elemento muito explorado nas histórias. Batman tem obsessão por cuidar da cidade e isso conflita com criminosos que também desejam o controle do lugar.

E por mais que Bruce Wayne seja um workaholic determinado fissurado alucinado, ele precisa e tem o apoio de pessoas importantes, que o ajudam no combate ao crime. O icônico comissário Gordon; Robin, que mais é um título atribuído à diversos parceiros que o Morcegão teve ao seu lado; a chamada Bat-Família, que é composta por outros parceiros que dão suporte a ele e o inseparável mordomo/médico/amigo/conselheiro Alfred.

batrob
Essa roupa do Robin… não encontro palavras…

Com tudo isso em vista e mais o que temos visto no cinema, temos a promessa que o Cruzado Encapuzado ainda vai nos proporcionar muitos e muitos anos de aventura e excelentes histórias!

E você? O que você gosta (ou não gosta) no Batman? Quais são suas histórias preferidas? Deixe seu comentário, participe!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Chico Milk

Chico Milk nasceu em Guarapuava City Paradise. Um dos quatro seres viventes. Guitarrista low profile, amante de dias frios, chuvosos e cinzentos, bebedor nato de café com leite, leitor de livros e quadrinhos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

3 P’s da Masculinidade – Proteção

Depressão, nos homens, é diferente