in

Batman – Gotham City 1889

Como seria colocar personagens dos quadrinhos para viver em realidades totalmente diferentes daquelas que conhecemos? Como seria uma aventura no contexto de um filme, ou de um livro, ou passando em século ou mesmo uma realidade diferente? Foi pensando nisso que a DC Comics criou um tipo de publicação chamado Elseworlds, onde ela poderia contar histórias fora da cronologia normal dos personagens. No Brasil, essas publicações receberam vários nomes, como Realidades Alternativas e Multiverso, porém o nome mais comum é Túnel do Tempo.

A liberdade de trabalhar fora da cronologia normal dos personagens abriu espaço para publicações excelentes e algumas figuram entre as melhores histórias dos personagens.

Elseworlds

O Prego é uma história da Liga da Justiça onde o Superman não faz parte do grupo. Os Kent desistem de um passeio devido a um prego que fura o pneu da caminhonete e o destino deles não se cruza com o do pequeno Kal-El. Em outra história – aclamada como uma das melhores do Homem de Aço – a nave vinda de Krypton cai na extinta união Soviética e o herói cresce em meio ao regime comunista. É a fantástica Superman Entre a Foice e o Martelo (no original, Superman – Red Son).

O Homem de Aço aparece também em Metrópolis – alusão ao filme de 1927 – e em A Guerra dos Mundos, clássico da literatura escrito por H. G. Wells. Reino do Amanhã, o clássico de Mark Waid e uma das melhores histórias de todos os tempos da DC também faz parte de Elseworlds.

Batman foi o personagem mais explorado, com o maior número de histórias. Cidadão Wayne, inspirada no filme de Orson Welles, Cidadão Kane foi uma delas. Foi ninja, pirata e ganhou uma versão vampiresca no marcante (e difícil de encontrar até mesmo em sebos) Chuva Rubra. E uma das melhores publicações de homem-morcego é Gotham By Gaslight, trazido para o Brasil como Gotham City 1889 e que será comentado aqui.

Mignola3

Nesse conto, que se passa na era Vitoriana, Bruce Wayne começa a história retornando de um período em que viveu em Londres. Nesse mesmo momento, a sociedade londrina está aterrorizada por uma série de assassinatos de prostitutas pelas mãos de alguém que eles conhecem apenas como Jack, o Estripador. Bruce retorna para casa e os mesmos assassinatos que estavam acontecendo em Londres agora estão acontecendo em Gotham.

Bruce logo se torna o maior suspeito por conta da sua chegada à cidade que coincide com os crimes que estão acontecendo. Sua arrogância, o fato de ser filho de um médico e poucas explicações sobre seus hábitos noturnos colaboram para que ele se encaixe no perfil do criminoso.

Mignola2

Gotham City 1889 é uma história simples, mas muito bem construída. O roteiro de Brian Augustyn é enxuto e em nenhum momento peca por falta de conteúdo. É o tipo de história que prende o leitor, desenvolvendo os assuntos na velocidade e medida certas! Além disso, 48 páginas fazem com que o leitor leia tudo de uma vez. É uma leitura rápida e interessante, dá pra ler em uma cagada 😉

E se o roteiro por si já é excelente, a cereja no bolo é a arte espetacular de Mike Mignola. O criador de Hellboy conseguiu reproduzir uma Gotham que de se adequa perfeitamente ao clima da história. Os traços pesados e as cores e sombras dão o clima perfeito para a história. Vale a pena conferir!

Apesar de não ter sido relançada recentemente no Brasil, é um quadrinho relativamente fácil de encontrar em sebos e por um preço convidativo (entre 5 e 20 reais). É facilmente encontrada em listas das melhores histórias do Batman e vale totalmente o investimento. Enjoy!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Chico Milk

Chico Milk nasceu em Guarapuava City Paradise. Um dos quatro seres viventes. Guitarrista low profile, amante de dias frios, chuvosos e cinzentos, bebedor nato de café com leite, leitor de livros e quadrinhos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

A Trilogia Cósmica de Lewis

Superheróis e masculinidade