in ,

Minhas dicas para ler mais!

library

Ler pode mudar sua existência, agregar conhecimento, te fazer mais criativo. Não necessariamente sua leitura deva estar restrita aos temas com os quais você trabalhe. Claro que livros específicos em sua área de atuação te torna mais apto ao crescimento, mas uma leitura com temas mais amplos te ajuda a criar insights e pensar “fora da caixa”.

Então aí vão algumas dicas que fui agregando ao longo dos anos através de experiência própria.
1) crie um ambiente de leitura. Isto é fundamental, porque muito barulho, muita distração te faz desviar a atenção da leitura. Ter horários específicos para a leitura, e que toda a família conheça, é muito importante. Procure eliminar qualquer tipo de distração. E também, criar o gosto de leitura naqueles que te cercam fomenta um ambiente aconchegante de trocas de experiências literárias.

2) mantenha sempre à mão material para anotação. Passagens interessantes, lembrete de pesquisa posterior etc, aprofundam o nível da leitura. As anotações podem servir até mesmo para coisas que temos que fazer depois e que lembramos na hora da leitura. Muitas pessoas perdem o foco da leitura por se lembrar de que tem que pendurar a roupa, atualizar o status no facebook etc.

3) um tablet ajuda, porque você consegue diversas facilidades, como virar a página mais rapidamente, dicionário a um toque e também, em alguns modelos, acesso à internet pra visualizar imagens e textos que adicionam experiência de leitura.
4) se concentrar na leitura. Quanto mais concentrado, mais rápido se consegue ler. Foco é fundamental.
5) manter listas de leituras. Sites como skoob e goodreads ajudam a manter metas de leituras e desejos de próximas leituras. Isso te impulsiona a ler mais, além de comparar sua meta de leitura com amigos e receber dicas de livros.
6) pesquisar sobre livros antes de começar a ler. Isso faz toda a diferença porque pode ser bastante desanimador pegar um livro ruim, ou até mesmo um livro que não esteja “no seu tempo” de ler. Ler Nietsche aos 12 anos não vai ser muito empolgante. E também não se deve perder tempo com literatura ruim. Mas tudo tem o seu tempo. Até mesmo hoje em dia, com trabalho na universidade com alto grau de exigência em leitura especifica, reservo horas de leituras para livros de entretenimento. Eles me ajudam muito na hora de apresentar minhas ideias de forma oral em sala de aula e também ajudam a tornar minha escrita mais fluída, o que às vezes é dificultado pela leitura especifica de minha área.
7) ler livros de diferentes estilos ao mesmo tempo. Isso é algo que pode fazer a diferença no ritmo de leitura. Eu por exemplo, gosto de livros mais calmos pela manhã, mais relacionados ao meu trabalho à tarde (porque é quando estou mais concentrado) e ficção à noite, para relaxar. Claro que isso pode mudar no dia a dia, mas geralmente sigo essa rotina. Ler diferentes estilos te ajuda a não se enfadar com uma só leitura e você mantém o ritmo. Mesmo que somente se leia um livro de cada vez, tente intercalar livros de estilos diferentes porque isso ajuda a manter um bom ritmo sem se cansar.
8) formar grupos de leituras e discussão. Pode ser de até duas pessoas. Empolga bastante a leitura e te faz aprofundar os temas da obra.
9) corte o tempo perdido em futilidades e use para ler. Redes sociais, televisão e outras coisas do tipo levam um tempo enorme de nossa vida. Com uma dedicação de apenas 1 hora por dia de leitura, qualquer um pode ler tranquilamente 3 livros de 200 páginas por mês (pensando em uma média de 20 páginas por hora). Isso são 36 livros por ano, uma marca muito boa! Agora dobre esse tempo diário (o que não é nada de absurdo, pensando no tempo de tv e internet que gastamos diariamente) e voilà, lê-se tranquilamente 72 livros em um ano!
10) pode-se dividir o tempo de leitura ao longo do dia, caso não se consiga ficar muito tempo lendo. Livros com capítulos mais curtos, que podem ser lidos em porções de 15 minutos, ajudam muito nessa estratégia.
11) quanto mais se lê, mais rápido se lerá. Eu lia antes da faculdade em torno de 15 páginas por hora. Durante a faculdade esse numero cresceu para 25. Hoje leio em torno de 40-50 paginas por hora. Como em qualquer atividade humana, o treino só te faz melhorar.
12) não tenha pressa: ler é algo extremamente prazeroso, que aprendemos a apreciar como um bom vinho. No começo é intragável, pode nos dar até dor de cabeça, mas logo começamos a saborear, e nos tornamos mais sábios, mais completos e, porque não, mais felizes. A leitura é uma viagem de autoconhecimento e de conhecimento do mundo e dos outros. Não adianta ler 50, 100 livros por ano e a leitura não te transformar. O melhor é saborear cada livro!

 

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Adriano Borges

Historiador, professor na UTFPR, casado com a mosaicista Mabel e pai de dois filhos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Star Wars Catalyst: a rogue one novel

Vencendo a Síndrome do Impostor