in ,

Mínimo Irredutível

EH3B9P Everest Mountain Peak or Sagarmatha with 8848 m height

Um dos maiores sonhos que possuo é o de escalar o Everest, já li alguns livros e assisti alguns documentários e não paro de imaginar como deve ser indescritível a sensação de alcançar o cume mais alto da Terra. Com certeza é um dos maiores desafios da minha vida, porém hoje enfrento alguns impedimentos para alcançar esse sonho, classificaria como o maior o fato de estar obeso, e quando digo obeso é com O maiúsculo.  Mas esse problema não tem me parado, é claro, em um projeto desse porte “entrar em forma” é só mais um desafio a ser superado.

No artigo de hoje não abordaremos todos os processos de planejamento ou organização para alcançar um objetivo/meta/sonho, mas sim falaremos em como não nos perdermos no mar de atividades em projetos de médio e longo prazo.

“Uma longa caminhada começa com o primeiro passo.” – Lao Tsé Pensa comigo, ir para o Everest nas minhas atuais condições, é um projeto de longo prazo, acredito que em torno de 4 a 5 anos para eu iniciar os preparativos para a viagem e começar a escalada, e como é um projeto longo hoje é muito fácil eu me desfocar das atividades que me levarão ao tão sonhado cume.

Mínimo irredutível é a minha bússola diária dentro de um projeto, é o princípio que aplico em projetos longos. O mínimo irredutível representa a menor ação que posso executar, dentro de um propósito, que me leva em direção a conquista total de meu propósito. Esse princípio faz parte de uma série de princípios e técnicas que abordaremos no futuro, Os Irredutíveis.

O mínimo irredutível quase pode ser interpretado como a aplicação do conceito político e social “Dividir para conquistar” que é uma expressão derivada do grego: διαίρει καὶ βασίλευε) e que consiste em ganhar o controle de um lugar através da fragmentação das maiores concentrações de poder, impedindo que se mantenham individualmente. No nosso caso é dividir nosso objetivo maior em pequenos fragmentos, e que a execução de cada fragmento nos leve no fim da execução total do objetivo.

Também podemos imaginar o mínimo irredutível como as paradas em uma longa viagem, no final de todas as paradas alcançamos o fim de nossa rota.

Exemplificando M.I:

META -> Ir para o Everest

Qual é a menor ação hoje que vai cooperar para eu ir para o Everest?

M.I -> Praticar exercícios e reduzir alimentação

 

META -> Ler um determinado livro

Qual é a menor ação hoje que vai cooperar para eu ler determinado livro?

M.I -> Vou ler 20 páginas por dia/ Vou ler 1 capítulo por dia.

 

META -> Aprender a tocar violão

Qual é a menor ação hoje que vai cooperar para eu tocar violão?

M.I -> Vou estudar 30 minutos diários.

 

Mínimo irredutível é a ação mínima que possibilita a médio e longo prazo a geração de resultados.

 

Você é livre para trabalhar com M.I, você pode defini-los diariamente, semanalmente, quinzenalmente. Eu trabalho com todos os tipos!

É necessário total franqueza na hora de definir seu M.I, ou seja, não adianta estipular uma atividade que você de antemão saiba que não terá o necessário para executá-la. Se sei que não vou conseguir “estudar 30 minutos de violão”, vou definir 15 minutos. Franqueza é uma das chaves fundamentais em nossas vidas e principalmente em nossos projetos.

Sem sombra de dúvidas esse ano de 2014, com auxílio e a prática constante do M.I, foi o ano em que mais alcancei resultados em direção aos meus sonhos e objetivos e espero que o M.I possa cooperar com você da mesma forma que cooperou comigo.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Diego Mendes

Written by Diego Mendes

Um pensador, curador de conteúdo, desenvolvedor de sistemas de 36 anos que ama camelos e que tem buscado fazer a melhor jornada nessa vida. Sim, curador de conteúdo, parte do que escrevo são traduções de grandes artigos escritos em inglês ou espanhol.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Bill Murray revela o segredo para ser extraordinário em seu trabalho

Build Your Ideal Date And We’ll Tell You Who You Are. Personality Quiz