in ,

Mulheres Contra o Oculto

A Luta da Mulher Pelo Seu Espaço No Mercado de Trabalho e Na Vida

Basta uma rápida pesquisa na internet¹ para nos depararmos com a discussão do empoderamento feminino no mercado de trabalho. São eventos para discutir a respeito do assunto, estudos para identificar o percentual de mulheres frente aos homens, empresas que defendem cotas para mulheres no alto escalão, enfim, não se pode dizer que o tema não está na pauta hoje em dia.

Contudo, em meio as estatísticas, estudos, análises e afins, nada nos enriquece mais do que conhecer e ouvir a experiência de outras pessoas sobre determinado assunto, não é mesmo?

No último episódio do BrothersCast tivemos a oportunidade de contar com a presença de três cientistas mulheres para conversarmos sobre “Mulheres na Ciênca“. E elas deram um show, enriquecendo de realidade e experiência sobre o dia a dia entre mulheres e homens que, muitas vezes, quem sabe até a maioria das vezes, escapam aos “dominadores do mundo”, que do alto da sua “sabedoria”, creditam às mulheres papéis menores e/ou menos expressivos do que os deles.

Podemos imaginar que ‘não é bem assim’, mas basta uma breve pesquisa¹ para percebermos a realidade do preconceito oculto contra elas, notadamente em cargos de alto escalão. Salários menores, dificuldades para ascenção profissional, preconceito velado entre outras formas de manutenção da ‘supremacia’ masculina.

Mas pensemos, que supremacia? Em que nós homens somos melhores? Estamos nos ‘defendendo’ de que? De fato não somos iguais, e no octógono da vida quem sabe conseguissemos nos manter em pé até o início do segundo round, enquanto elas, nos diversos papéis que nos escapam a compreesão permanecem firmes, em pé, seguindo em frente, superando o desafio profissional, da maternidade, e dos obstáculos que insistentemente impomos, ainda que negando, e mesmo assim somos superados por elas.

Não precisamos ser mais ‘femininos’, e elas não precisam ser mais ‘masculinos’. Não é necessário o homem perder espaço para que a mulher o ocupe, nos basta estender a mão para alça-las aos lugares altos e desfrutarmos juntamente com elas e com todos os benefícios que isso certamente trará.

Algumas matérias sobre o assunto veiculadas recentemente na mídia:

Cresce desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho

Dia da Mulher: a luta silenciosa no mercado de trabalho

OIT: participação das mulheres no mercado de trabalho ainda é menor que dos homens

“A mulher traz um novo olhar para os negócios”, diz sócia-fundadora CoinWise

 

¹ http://www.scielo.br/pdf/dados/v58n3/0011-5258-dados-58-3-0749.pdfhttps://www.theguardian.com/higher-education-network/2017/mar/08/why-universities-cant-see-woman-as-leadershttps://exame.abril.com.br/brasil/mulheres-com-ensino-superior-recebem-75-do-salario-dos-homens/https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2018/03/16/google-anuncia-igualdade-salarial-entre-generos-mas-ha-um-porem.htm

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Eduardo Swiech

Um latino americano dos idos de 1981. Apenas mais um curitibano, um 'CDF' de outrora, que gosta de games, filmes e seriados 'bem jóia'.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

Biomimética

Semelhanças e diferenças entre o sistema de ensino superior no Brasil e no EUA