in

Os impulsos psicológicos que nos fazem querer gastar o dinheiro

É sempre interessante saber como os nossos comportamentos de compra são influenciados. Não restam dúvidas que os anunciantes manipulam nossos hábitos, mas nossos cérebros desejam ir com eles, porque, no fundo, nós temos um desejo de consumir. Há alguns impulsos naturais que nos fazem querer gastar mais.

O livro “Cool: How the Brain’s Hidden Quest for Cool Drives Our Economy and Shapes Our World” de Steven Quartz nos mostra que há 3 principais impulsos que nos impele com força para o consumo:

Sobrevivência

Nosso instinto de sobrevivência nos leva a querer tomar o que está diante de nós. Um estudo publicado na American Economic Reviewconstatou que as pessoas estão mais dispostas a comprar algo que se encontra fisicamente presente na frente deles. E a diferença é bastante substancial. Nesse estudo eles mostraram a algumas pessoas uma foto de um saco de batatas fritas e perguntaram se elas teriam interesse em comprar o saco, para outro grupo mostraram o mesmo saco de batatas fritas na frente deles, fazendo a mesma pergunta. Os pesquisadores relataram que houve um acréscimo de 61% de pessoas que estavam dispostas a comprar as batatas quando elas foram apresentadas fisicamente

sobrevivencia

 

Hábitos

Nossa inclinação natural para os  hábitos é o que torna tão difícil de abrir mão de algo que estamos acostumados a gastar dinheiro. Nós valorizamos a rotina, em vez do resultado. Assim, mesmo se a compra vem com o custo de nossa meta de poupança, é muito difícil quebrar um hábito de gastos.

ciclo-do-habito

 

Objetivos

Ao mesmo tempo, os autores explicam que temos um instinto psicológico para criar objetivos também. Mas, às vezes, podemos pensar demais e nos perder nos detalhes. Eles escrevem:

No supermercado, seu objetivo que gerará prazer é o de fazer uma lista em casa e, em seguida, procurar deliberadamente esses itens dentro do seu orçamento. Mas se você já fez compras de supermercado com alguém que leva 10 minutos para decidir sobre que tipo de molho de salada vai comprar  resmungando e falando sobre os prós e contras de vários tipos e marcas – você pode perder facilmente o objetivo e comprar outros produtos.

 

É claro que não há nada de errado com esses instintos. Mas é de grande ajuda compreender o papel que eles desempenham no nosso consumismo. Quando estamos conscientes, podemos tomar melhores decisões de gastos

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Diego Mendes

Written by Diego Mendes

Um pensador, curador de conteúdo, desenvolvedor de sistemas de 36 anos que ama camelos e que tem buscado fazer a melhor jornada nessa vida. Sim, curador de conteúdo, parte do que escrevo são traduções de grandes artigos escritos em inglês ou espanhol.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

10 Habilidades Difíceis de Aprender Mas Que Valem o Esforço – PARTE 2

Do You Have A Favorite TV Show? Take Our Poll