in ,

Sonhar x Realizar

Que coisa boa é sonhar!!! Desde criança sonhamos com as mais diversas coisas. No início com coisas simples, como aquele brinquedo que vimos na televisão e coisas do tipo e, na medida que crescemos, nossos sonhos vão naturalmente sendo alterados em nossas mentes. Os meninos sonham aos dez ou doze anos com a Carteira de Motorista, já as meninas com a festa dos Quinze Anos. Um pouco mais velhos passamos a sonhar com uma Faculdade e também com ter o próprio carro para sair com os amigos. Mais adiante é com um bom emprego, viagens, casa própria e para alguns o casamento. O fato é que os sonhos nos acompanham desde o início e nos acompanharão até o final. O que demonstra a influência dos nossos sonhos em nossas vidas, em nosso trabalho e em nosso futuro.

É ótimo sonhar, porém precisamos nos preocupar em não ficarmos apenas neste estágio. Quando perguntados sobre o termo “sonhador”, nem sempre teremos em nossa memória uma boa referência para uma resposta positiva. Se procurarmos rapidamente na internet o que significa “sonhador”, a resposta falará a respeito de pessoas que se alimentam de fantasias, devaneios, alguém desligado ou distraído, que vive nas nuvens. Oras, se sonhar é bom, porque ser um sonhador não é? Talvez a resposta mais acertada esteja no fato de que sonhador remete a alguém que não avançou para o segundo estágio desse processo, que é o REALIZAR.

É preciso sonhar, mas principalmente realizar os sonhos!


SONHAR é algo extremamente importante em nossas vidas, porém o REALIZAR é o que nos fará viver e nos tornará pessoas bem sucedidas. Qualquer biografia de sucesso que você possa ler ou saber a respeito falará daquilo que pessoas realizaram em suas vidas, de como atingiram o tão perseguido “sucesso” que as levaram ter esse destaque. É essa palavrinha REALIZAR que faz toda a diferença para sairmos daquele significado negativo do sonhador, para o significado positivo do realizador.

Obviamente que a natureza dos sonhos é decisiva, pois precisamos sonhar com coisas boas para que possamos realizar feitos que tornem a nós e a outras pessoas felizes e marquem o legado de nossas vidas. Mas o que é preciso para realizar os sonhos? Vejamos alguns pontos:

  • Ter alguém de confiança para as quais possamos contar esses sonhos. Pessoas que darão força e incentivo para colocar em prática aquilo que queremos, ou abrirão nossos olhos para coisas que não havíamos pensado ou percebido, nos “trazendo para a realidade”. Mas tome cuidado, pois muitas vezes teremos “amigos” a nossa volta que ao invés de incentivar ou trazer para a realidade, tentarão matar esses sonhos, ainda que sem perceber;
  • Estabeleça um prazo possível para realizar esse sonho. Não um prazo muito curto que você não irá cumprir, nem mesmo um muito longo que o fará deixar para depois. Seja realista consigo mesmo;
  • Estabeleça algumas coisas, alguns passos que você precisa dar em direção a isso, como por exemplo numa viagem internacional, em que é preciso verificar a época certa, os locais a serem visitados, os custos de passagem e hotel, visto, passaporte, entre outros. Esses pontos de verificação servirão para você saber se sua “velocidade” de realização está de acordo com o prazo que estabeleceu;
  • Seja persistente e paciente. As coisas não vão acontecer como você imaginou, os passos serão mais difíceis, ou até mais fáceis, porém lembre-se, você está a caminho, e é isso que importa.
  • Aproveite a realização do sonho, e não apenas fique esperando a alegria de concluir tudo. Busque satisfação em cada momento dessa jornada, o prazer de ter realizado algo não virá somente no final, mas desde o início;
  • Faça a todo o custo, mas NÃO a qualquer custo. Não passe por cima das pessoas, nem mesmo por cima dos princípios e valores seus e dos outros, não valerá a pena;
  • Por fim, traga o máximo de pessoas junto com você. Tenho certeza que além de precisar de outros ao longo do caminho, você os terá junto no momento da comemoração, e será muito mais gostoso do que comemorar sozinho.

É necessário muito esforço e persistência para realizar sonhos, não desanime!


Uma promoção no emprego, tornar-se um empresário, viagem internacional, casamento, casa nova, carro novo, tornar-se uma pessoa melhor, enfim, as possibilidades são infinitas, porém em cada uma delas espero sinceramente que você consiga ser um REALIZADOR, levando muitas pessoas com você ao objetivo da jornada proposta e, mais ainda, que você possa ser um incentivador realista para outros que ainda estão no primeiro estágio do sonhar.

Qual é o seu SONHO? FAÇA acontecer e VIVA.

Que Deus o abençoe nessa jornada. Jr. 19:11

Esse texto faz parte da série de artigos “Reflexões de Final de Ano”.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Written by Eduardo Swiech

Um latino americano dos idos de 1981. Apenas mais um curitibano, um 'CDF' de outrora, que gosta de games, filmes e seriados 'bem jóia'.

Comments

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Sua linguagem corporal está sabotando a cooperação?

Os 3 elementos de uma boa declaração de missão